Aula da criança

14/02/2020  |  11:07 - Redação.

No planejamento anual de fevereiro de 2019 a Assessora Renata Franco apresentou uma proposta pedagógica que vai ao encontro com as aprendizagens ativas, intitulada “Aula da criança”, já implantada no Colégio Atenas com sucesso, desde março, nas turmas de 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental I.

A proposta é uma excelente oportunidade para despertar a participação das crianças no ambiente escolar, com vistas ao desenvolvimento da oralidade, além de favorecer, a aprendizagem. Com o apoio do professor, o aluno aprende a se comunicar em público, a lidar com seus sentimentos, a valorizar a opinião do outro, além de desenvolver a responsabilidade, a segurança e autonomia. Além disso, a criança tem a oportunidade de utilizar a fala em uma situação significativa próxima às práticas sociais reais, permitindo ao aluno, no decorrer dos anos escolares, desenvolver as competências e habilidades necessárias para decidir o que falar, como falar e como adequar a fala ao contexto em que ocorre a comunicação.

O desenvolvimento do projeto ocorre, semanalmente, a partir de um sorteio entre os alunos para decidir o(a) aluno(a)/professor(a), conforme combinado em reunião com os pais. Cada criança tem o direito de escolher o tema a ser desenvolvido em sua aula. Até o momento, foram apresentados uma variedade de temas super interessantes, como: a evolução dos carros, a evolução das bicicletas, aula de culinária: receita de pão-de-queijo, receita de brigadeiro fit de batata doce, animais em extinção, o corpo humano, a história do futebol, o museu do índio, a história do Windows, ciclismo, dinossauros, bichinhos de estimação, artes marciais, o buraco negro, cidade de Arequipa – no Peru, saúde bucal, bullyng, dinâmica do arroz do ódio e do amor, aula de desenho a partir dos números e outros. O tempo de duração varia de acordo com cada criança.

Os recursos utilizados pela criança são diversos, tais como: slides, cartazes, ingredientes para receita, material para desenho, apresentação de objetos ilustrativos, construção de painéis, dentre outros.

A aula da criança cada vez mais tem surpreendido a turma e os professores. São muitas novidades e curiosidades apresentadas pelos alunos, que por um momento se transformam em pequenos/grandes professores. Conduzem a aula com seriedade, chamam a atenção dos alunos, apresentam recursos tecnológicos, materiais concretos que ilustram as aulas e motivam a turma a levar temas surpreendentes a cada aula.

Alunos tímidos passam a fazer até figas para serem sorteados para a próxima aula. Aos poucos, ouve-se a voz daqueles que quase não se manifestam no dia-a-dia.

Acreditamos que, neste ano de 2020, possamos surpreender ainda mais com a criatividade e apresentações de nossos alunos.