Projeto “Mais Atitudes”

20/02/2020  |  11:51 - Redação.

No dia 10 de fevereiro, foi dada a largada do Projeto “Mais Atitudes”, expressão nomeada pelo Sistema SAS - Plataforma de Educação e adotada pela equipe pedagógica como ponto de partida para o desenvolvimento das habilidades interpessoais e socioemocionais, incluindo questões que agregam valor à vida escolar e social, como o respeito mútuo, a convivência saudável, a harmonia, o trabalho em equipe, a aceitação e a valorização do próximo, dentre outras.

Na oportunidade, a Assessora Pedagógica Renata Franco trouxe para o Colégio o “Balão cooperativo”, também chamado de “Paraquedas cooperativo”, com a finalidade de consolidar as habilidades mencionadas. Para ilustrar a proposta, foi apresentada a história “Cooperação” de Janayna Alves Brejo, que possibilitou aos alunos compreenderem o significado desse valor e sua aplicabilidade

Logo em seguida, foi realizada uma dinâmica com o balão, cujos participantes foram os professores para exemplificar a proposta. As crianças vibraram com a participação das professoras. Ao redor do balão, foram dados diversos comandos: girando à direita, girando à esquerda, devagar, mais rápido, olha a onda, olha o vento, olha a tempestade: hora de se esconder, o barco está navegando no mar tranquilo, agora as onda estão agitadas, olha o abraço coletivo, dentre outros.

A ideia é que a cada comando, os participantes troquem se lugar e estejam perto até mesmo das pessoas que não costumam ficar, que sintam a proteção do outro e que estreitem os laços entre si. O livro “Jogos com paraquedas” adaptado por Paulo Monteiro traz muitas sugestões para o desenvolvimento do trabalho, dentre elas: A ONDA: Enquanto segura firmemente o paraquedas, os participantes movem os braços para cima e para baixo para fazer pequenas e grandes ondas. 4. TESOUROS SOB O MAR: Coloque uma variedade de “tesouros” (qualquer coisa que você quiser) em uma caixa de tesouro sob o paraquedas. Faça ondas (acima), como se fosse uma tempestade no mar. Simule enviar agora os mergulhadores para recuperarem os itens da caixa. Chame uma criança por vez. Ficará muito interessante.

CORRIDA 1: Levante o paraquedas bem alto. Chame o nome de uma criança e diga que ela corra para o outro lado antes de o paraquedas descer.
GATO E RATO: Todo mundo segura o paraquedas na altura da cintura. Alguém se torna um rato e vai por baixo. Outro se torna um gato e vai por cima. O resto do grupo tenta esconder o rato, movendo as bordas para cima e para baixo.
O VOO DO PARAQUEDAS: Balançar o paraquedas para cima e deixá-lo ir bem alto. Tente manter o paraquedas flutuante o maior tempo possível.

Dessa forma, a proposta se estenderá para momentos em que os professores perceberem alguma resistência nos trabalhos em grupo, relacionamentos em sala de aula e também nos diversos momentos conjuntos no pátio e nas atividades extraclasse; ou seja, todas as vezes que for necessário aplicá-la.
Segundo a Professora Rosi, além de trabalhar a cooperação, a dinâmica também ensina a criança saber ouvir e ter atenção aos comandos. Para a Profª Eliane, o balão cooperativo ativa a percepção sensorial e proporciona um momento de descontração, trazendo à tona sorrisos e diversão.
Cada turma participou com muito entusiasmo dessa primeira experiência.