O Ensino Fundamental tem como pressuposto oferecer a seus alunos um estudo voltado para uma visão global da realidade, integrada às diversas áreas do conhecimento. Os alunos são motivados a participarem das mudanças provocadas pela globalização da sociedade moderna de tal forma que os sensibilize a serem cidadãos críticos, conscientes e capazes de tornar o mundo mais humano e fraterno. As ações pedagógicas propostas pelos professores se interagem de uma maneira interdisciplinar, possibilitando um aprendizado contínuo, em que professores e alunos estão permanentemente num processo dinâmico de interação social. Nesta sequência de conhecimento ocorre o processo avaliativo, que dentro desse contexto é realizado em dois momentos – Avaliação Qualitativa e Quantitativa – que são fundamentais dentro do processo ensino - aprendizagem.
Na AVALIAÇÃO QUALITATIVA o aluno, no seu dia-a-dia escolar, através das aulas
teóricas, das tarefas
feitas, dos trabalhos realizados e outras atividades, vai construindo o seu próprio conhecimento,
que o transportará para a etapa seguinte.
Na AVALIAÇÃO QUANTITATIVA, o aluno será avaliado m através de provas escritas,
mediante o
conhecimento específico, significativo e fundamental à construção de seu conhecimento.
Estes dois momentos avaliativos ocorrem continuamente e, através deles, o aluno toma conhecimento de
seus avanços e progressos em cada disciplina. Quando as dificuldades são apresentadas, busca-se uma
nova intervenção pedagógica, possibilitando ao aluno tomar consciência de que suas dificuldades
podem ser sanadas e ao professor, uma contínua reflexão sobre sua prática educativa.
Pensar no Ensino de Ciências por Investigação, onde o aluno é conduzido a aprender a resolver e resolver para aprender implica em mobilizá-lo para a solução de um problema e a partir dessa necessidade, que ele comece a produzir seu conhecimento por meio da interação entre pensar, sentir e fazer. Criar atividades investigativas para a construção de conceitos é uma forma de oportunizar ao aluno participar em seu processo de aprendizagem. A problematização, a contextualização, a interdisciplinaridade, a pesquisa, a leitura científica, a atividade em grupo, a observação, a atividade experimental, os recursos instrucionais e lúdicos são metodologias valorizadas e utilizadas no colégio Atenas.
O ensino de História e Geografia é fundamental para (re) significar no Ensino Básico o papel dessas disciplinas na formação de cidadãos que possam contribuir para o exercício da cidadania e a (re) construção de um espaço geográfico mais humanitário. Para isso, os professores precisam aguçar suas sensibilidades para compreender o processo de construção de conhecimento das crianças neste início do século XXI. E, por fim, buscar sempre práticas e metodologias de ensino que possam com o lúdico, a música, a Internet valorizar a criatividade do ser criança. Aulas expositivas e dialogadas; Utilização de vídeo, imagens e data-show, Leitura e discussão de textos, Atividades roteirizadas em grupo, Saída a campo, Seminários, Elaboração de textos, Construção de material didático.
A Educação Física procura fazer com que a criança atinja, através do movimento, a autonomia e consciência corporal, enfatizando o respeito pelo ritmo próprio de cada um e valorizando a sua tentativa de realizar um gesto motor. São trabalhados jogos, regras, brincadeiras, noção espaço, lateralidade, interdisciplinaridade da Educação Física com as outras disciplinas.
O ensino da Língua Portuguesa objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. O trabalho é voltado para que os alunos apropriem-se da língua de maneira eficaz e gratificante, desenvolvam e compreendam a linguagem através da observação, reflexão, percepção, descobertas. São trabalhadas sequências didáticas e desenvolvidos projetos relacionados aos diversos tipos de texto, práticas de leitura, escrita e literatura. Aulas expositivas, dialogadas, dinâmicas que garante aos alunos um espaço autêntico de conhecimento compartilhado.'
A Matemática é trabalhada de maneira lúdica e integrada por meio de experiências significativas nas quais as crianças são direcionadas a raciocinar e encontrar soluções. São utilizados jogos, material dourado, atividades práticas no pátio, aula expositiva, sequência didática, atividades de sistematização e consolidação da aprendizagem dos conteúdos trabalhados.
As atividades de Arte possibilitam experiências e vivências de apreciação, reflexão e elaboração artística. As aulas são expositivas, teóricas, práticas com pinturas e técnicas de desenho.
A aquisição de uma nova linguagem é um processo de assimilação natural, intuitivo, fruto da interação em situações reais, em que a criança participa como sujeito ativo. Ela recebe e acumula informações transformando-as em conhecimento, por meio de esforço intelectual e raciocínio lógico. São desenvolvidas aulas expositivas, textos, letras de músicas, filmes, jogos, pesquisas.
A metodologia aplicada na Informática possibilita a integração de conhecimentos, considerando a elaboração de projetos a sua principal função. Como ponto de partida, são abordados conteúdos básicos relacionados ao uso da tecnologia. São utilizados softwares de apoio ao desenvolvimento de habilidades motoras, aprendizagem de formação de palavras, percepção de objetos, operações matemáticas, conceitos de ciências, raciocínio lógico e editor de desenhos. A partir do 6º ano os softwares educacionais dão lugar ao estudo de aplicativos para edição de textos, apresentações multimídia e animações gráficas. E através da linguagem Scratch é feita uma introdução à lógica de programação de computadores. O nível de profundidade de estudo desses softwares é definido pelas necessidades dos projetos desenvolvidos em conjunto com outras disciplinas.
Objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno. Assim, as atividades são desencadeadoras de reflexões, organizando-se e articulando-se para produzir diferentes significados e emoções. São propostas que pretendem fazer com que os alunos apropriem-se da língua de maneira eficaz e gratificante, desenvolvam e compreendam a linguagem através da observação, reflexão, percepção de descobertas e, principalmente, da ação sobre o objeto. Realiza-se o Projeto de leitura para desenvolver as habilidades de interpretação e o prazer de ler.
Objetiva a formação da cidadania, na construção de uma sociedade democrática. As aulas são direcionadas no sentido de fazer com que os alunos identifiquem seu grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços, momentos de reflexão sobre a realidade, valorização do patrimônio sociocultural, respeito à diversidade. São utilizados recursos multimídia, aulas expositivas, debates e discussões, leituras complementares, apresentação de trabalhos e montagem de maquetes.
Desenvolve uma metodologia que favorece a oportunidade de pensar por meio da resolução de problemas. Com isso, criam-se condições para discussão, troca de pontos de vista, elaboração de estratégias, argumentação, desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade. Utiliza-se muitos jogos para desenvolver estratégias e trabalhar de maneira lúdica.
A metodologia do ensino da Arte possibilita a criatividade, por meio da observação, da inspiração e da visualização. Propõe-se a criação de desenhos, pinturas, recortes, interpretação de imagens, de poesias, de charges, aulas teórico/práticas, utilização de vídeo-aulas, documentários, exposição de trabalhos e outros.
Utiliza uma metodologia voltada ao olhar científico dos alunos, aproveitando sua criatividade, transformando-os em jovens pesquisadores aptos na arte de explorar o prazer de descobrir o mundo, como parte dele e, consequentemente, interagindo no sentido de modificá-lo para melhor. São realizadas aulas expositivas, práticas, com o uso de microscópios para a realização de experiências, projetos diversos envolvendo a água, o meio ambiente, o corpo humano, parcerias com a Universidade e visitas ao laboratório. No 9º ano são introduzidas às disciplinas de Física e Química, um aprofundamento da Ciência.
O ensino da língua Inglês/Espanhol objetiva o contato com a língua estrangeira e seu uso nas diversas esferas da sociedade e na esfera tecnológica. A metodologia enfatiza o aprendizado do vocabulário por meio de consultas ao dicionário, confecção de cartazes, trabalhos em grupos, em duplas, atividades de interpretação com músicas, séries, vídeos, textos diversos, aulas expositivas/interativas, aplicação de exercícios sistemáticos com a gramática, situações cotidianas e diálogos. Na Língua Inglesa trabalha-se com competições “English Contest” envolvendo os conteúdos estudados.
É trabalhada no sentido de construir uma educação geográfica, possibilitando aos alunos uma dimensão formadora na construção de atitudes e valores que expressem novas formas de ver, de viver e de interferir no espaço de vivência, exercitando a cidadania.
Uma metodologia voltada para a construção de desenhos geométricos, explorando as formas, os ângulos, montagem de desenhos com o tangran e outros. Utilização e manuseio correto do transferidor, compasso, esquadro, réguas e outros.
A metodologia aplicada na Informática possibilita a integração de conhecimentos, considerando a elaboração de projetos a sua principal função. Como ponto de partida, são abordados conteúdos básicos relacionados ao uso da tecnologia. São utilizados softwares de apoio ao desenvolvimento de habilidades motoras, aprendizagem de formação de palavras, percepção de objetos, operações matemáticas, conceitos de ciências, raciocínio lógico e editor de desenhos. A partir do 6º ano os softwares educacionais dão lugar ao estudo de aplicativos para edição de textos, apresentações multimídia e animações gráficas. E através da linguagem Scratch é feita uma introdução à lógica de programação de computadores. O nível de profundidade de estudo desses softwares é definido pelas necessidades dos projetos desenvolvidos em conjunto com outras disciplinas.