Educação Infantil

A Educação Infantil é considerada a 1ª etapa da Educação Básica (LDB – 1996 – Lei 9394 – art. 29.30.31). A proposta pedagógica da Educação Infantil explicita, com clareza a transparência, o conjunto de ideias e posturas pedagógicas, que visam proporcionar condições adequadas, para promover o bem-estar das crianças em seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, procurando ampliar suas experiências, bem como, estimular seu interesse pelo processo de conhecimento, compreendendo que o aprender é uma fonte de alegria e prazer, possibilitando-lhes desenvolver suas potencialidades, relacionando conhecimento e vida. Apoia-se em teorias atuais e explicativas do processo de construção do conhecimento – a Teoria Construtivista Sócio–interacionista – pela consistência e pelos resultados na aprendizagem e também na possibilidade de fazer com que as crianças se interajam socialmente e se conscientizem de sua autonomia.

EDUCAÇÃO BILÍNGUE E TRILÍNGUE

Quanto mais cedo a criança começa a apresentar uma segunda ou terceira línguas, mais efetiva será sua aquisição pela facilidade cognitiva que naturalmente apresenta e também, porque as crianças mais novas tendem a se preocupar menos em cometer erros e são mais propensas a iniciar a comunicação com outros, independente do código linguístico. E, num mundo cada dia mais globalizado, o domínio de um segundo idioma torna-se cada vez mais importante. Assim, o Colégio Atenas proporciona, a partir da idade de 3 anos, uma segunda língua - o INGLÊS - através de atividades lúdicas, não por meio de repetições de palavras, mas através da vivência de comunicação em situações do dia-a-dia, com muita criatividade, brincadeiras, através de modernos recursos construtivistas e de projetos, com temas específicos.

A partir dos 6 anos de idade, os alunos passam a conhecer uma terceira língua – o ESPANHOL – ouvindo, de forma lúdica e prazerosa.

Os professores com especialização na área fazem a mediação entre as línguas e o aluno.

PROJETOS DE AÇÃO PEDAGÓGICA DESENVOLVIDOS DURANTE O ANO LETIVO

Os projetos desenvolvidos, as atividades em sala de aula, tornando a aprendizagem mais ativa, interessante, real e atrativa, oferece à criança a oportunidade de escolher, opinar, criticar, dizer o que pensa e sente. As formas de expressão das crianças, sua capacidade de concentração e envolvimento nas atividades diárias são avaliadas e registradas através de fichas, relatórios individuais, documentação pedagógica que visam acompanhar, bem de perto, o desenvolvimento de cada aluno, bem como as suas conquistas. Ao trabalhar com Projetos de Ação Pedagógica o Colégio Atenas passa a construir uma nova prática educativa, procurando favorecer ao aluno a construção de seu conhecimento e à aquisição de experiências culturais, que o torne capaz de atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e políticas da coletividade.

Muitos projetos são oferecidos ao longo do ano letivo:

MAIS ÁGUA - MAIS VIDA

Conscientização do uso da água - Ação – relâmpago - Projeto Multi-idade (Anual)

MÃOS DA PAZ AÇÃO

Um movimento que tem como objetivo chamar a atenção de toda a sociedade para a importância de se combater a violência escolar. A ação faz parte do projeto “Mãos da Paz”, que trabalha cultura de paz nas escolas através da obra de Candido Portinari.

PROJETO LITERÁRIO

Envolvendo vários escritores e poetas.

COZINHA EXPERIMENTAL

(Anual), os alunos trabalham culinária na cozinha experimentando sabores e cores.

PROJETO LITERÁRIO

“Funny Class” - os alunos desenvolvem suas atividades junto à professora de Inglês, com histórias variadas (Anual).

ARTES

Com exposição temática - Museu – os alunos expõem suas artes no átrio da escola.

HORTA NA ESCOLHA

FEIRA LIVRE DO ATENAS

os alunos trazem de casa verduras, legumes e os professores montam as barraquinhas e simulam uma feira e “vendem” os próprios legumes aos pais, junto a seus filhos. O dinheiro é simulado.

RODA DE MÚSICA

Os alunos trabalham, anteriormente, com músicas variadas junto ao professor de música, em sala de aula. Posteriormente apresentam aos pais todo o aprendizado.

TRILHA ECOLÓGICA

Atividades com a participação dos pais. Os alunos caminham pelo pátio da escola simulando uma trilha ecológica.

RECREIO CULTURAL

Recreio dirigido entre alunos e professores. (Anual)

TEATRO ESCOLA

Apresentação dos alunos na sala de cultura desenvolvendo neles seu lado artístico. (Anual)

FESTA JUNINA

Descrição da festa.

GICA

Gincana de Integração do Colégio Atenas.

DEPOIMENTOS

"Fomos muito bem recebidos pelo Colégio Atenas. Considero a extensão de minha casa, para a educação dos meus filhos!"

Mãe: Juliana Izumi Yokohama
Felipe Hideriki Yokohama

"Nossa filhinha Carol, teve uma excelente adaptação na escola Atenas. Estamos muito satisfeitos com o atendimento que estamos recebendo de todo equipe, seja diretoria, corpo administrativo e, principalmente, as professoras que são muito bem preparadas para cuidar de nossos filhos."

Pais: Geisa e Denis Engel Madureira
Carol Engel Madureira

"Só tenho a agradecer ao Colégio Atenas por ensinar a magia do conhecer em tantos projetos. Incentivando e apoiando o aluno. Professores dedicados e em especial as professoras, Adriana e Débora, pela atenção às crianças, e em especial, ao meu filho Davi."

Mãe: Babi Oliveira Prado
Davi Prado de Oliveira

"Me sinto feliz e tranquila em ter a Sofia em uma escola como o Colégio Atenas. Uma escola que é a extensão da nossa casa, uma instituição que ensina, cuida, educa, protege e incentiva. Sem falar da sua excelente equipe, em especial as professoras Adriana e Débora, a coordenadora Kênia, e querida diretora Carminha."

Mãe: Dolores Viana Pacheco Oliveira
Sofia Viana Pacheco de Oliveira