A Educação Infantil é considerada a 1ª etapa da Educação Básica (LDB – 1996 – Lei 9394 – art. 29.30.31). A proposta pedagógica da Educação Infantil explicita, com clareza a transparência, o conjunto de ideias e posturas pedagógicas, que visam proporcionar condições adequadas, para promover o bem-estar das crianças em seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, procurando ampliar suas experiências, bem como, estimular seu interesse pelo processo de conhecimento, compreendendo que o aprender é uma fonte de alegria e prazer, possibilitando-lhes desenvolver suas potencialidades, relacionando conhecimento e vida. Apoia-se em teorias atuais e explicativas do processo de construção do conhecimento – a Teoria Construtivista Sócio–interacionista – pela consistência e pelos resultados na aprendizagem e também na possibilidade de fazer com que as crianças se interajam socialmente e se conscientizem de sua autonomia.
Quanto mais cedo a criança começa a apresentar uma segunda ou terceira línguas, mais efetiva será sua
aquisição pela facilidade cognitiva que naturalmente apresenta e também, porque as crianças mais novas
tendem a se preocupar menos em cometer erros e são mais propensas a iniciar a comunicação com outros,
independente do código linguístico.
E, num mundo cada dia mais globalizado, o domínio de um segundo idioma torna-se cada vez mais
importante. Assim, o Colégio Atenas proporciona, a partir da idade de 3 anos, uma segunda língua - o
INGLÊS - através de atividades lúdicas, não por meio de repetições de palavras, mas através da vivência
de comunicação em situações do dia-a-dia,
com muita criatividade, brincadeiras, através de modernos recursos construtivistas e de projetos, com
temas específicos.
A partir dos 6 anos de idade, os alunos passam a conhecer uma terceira língua – o ESPANHOL – ouvindo, de
forma lúdica e prazerosa.
Os professores com especialização na área fazem a mediação entre as línguas e o aluno.
Os projetos desenvolvidos, as atividades em sala de aula, tornando a aprendizagem mais ativa, interessante,
real e atrativa, oferece à criança a oportunidade de escolher, opinar, criticar, dizer o que pensa e sente.
As formas de expressão das crianças, sua capacidade de concentração e envolvimento nas atividades diárias são
avaliadas e registradas através de fichas, relatórios individuais, documentação pedagógica que visam
acompanhar, bem de perto, o desenvolvimento de cada aluno, bem como as suas conquistas.
Ao trabalhar com Projetos de Ação Pedagógica o Colégio Atenas passa a construir uma nova prática educativa,
procurando favorecer ao aluno a construção de seu conhecimento e à aquisição de experiências culturais, que o
torne capaz de atuar no meio social e a transformá-lo em função de necessidades econômicas, sociais e
políticas da coletividade.
Muitos projetos são oferecidos ao longo do ano letivo:
"Fomos muito bem recebidos pelo Colégio Atenas. Considero a extensão de minha casa, para a educação dos meus filhos!"
Mãe: Juliana Izumi Yokohama
Felipe Hideriki Yokohama
"Nossa filhinha Carol, teve uma excelente adaptação na escola Atenas. Estamos muito satisfeitos com o atendimento que estamos recebendo de todo equipe, seja diretoria, corpo administrativo e, principalmente, as professoras que são muito bem preparadas para cuidar de nossos filhos."
Pais: Geisa e Denis Engel Madureira
Carol Engel Madureira
"Só tenho a agradecer ao Colégio Atenas por ensinar a magia do conhecer em tantos projetos.
Incentivando e apoiando o aluno. Professores dedicados e em especial as professoras, Adriana e Débora, pela atenção às crianças, e em especial, ao meu filho Davi."
Mãe: Babi Oliveira Prado
Davi Prado de Oliveira
"Me sinto feliz e tranquila em ter a Sofia em uma escola como o Colégio Atenas. Uma escola que é a extensão da nossa casa, uma instituição que ensina, cuida, educa, protege e incentiva. Sem falar da sua excelente equipe, em especial as professoras Adriana e Débora, a coordenadora Kênia, e querida diretora Carminha."
Mãe: Dolores Viana Pacheco Oliveira
Sofia Viana Pacheco de Oliveira